Páginas


Primeiro post do blog - POR QUE PEDAGOGIA?

Sabe quando alguém diz:
- O que você está cursando?
E você responde:
- PEDAGOGIA!
E as pessoas já olham com uma cara meio "assim" pra você, como quem quisesse dizer:
- Não tinha outro não? Por que Pedagogia?

É bem verdade que educação não é valorizada no nosso país. E quando eu digo isso não se trata de governo, nem nada disso. A educação principalmente pública que é uma questão que discutimos bastante por ser de modo geral de toda a população, ao contrário do que muitos pensam, tem sim investimentos consideráveis, porém o problema central ai não é o recurso e sim como ele está sendo administrado por quem recebe essa verba.

Voltando... Em resposta eu diria mais ou menos assim:

- Trabalhar com educação pra mim sempre foi um sonho, quando eu era pequena eu brincava com um quadro negro daqueles que na minha época as crianças tinham, montava uma escolinha com minhas amigas e começava a "ensinar" a elas. 
Isso já seria o bastante, mas não se trata apenas disso. Eu acredito que a educação é capaz de transformar o mundo. Mas ela não faz milagres.
Ser Pedagogo(a) é uma profissão deslumbrante, uma das melhores possíveis. Pedagogia pra mim é a raiz de tudo o que VOCÊ pode se tornar. É a partir dela que os futuros adultos irão saber o que os espera como pessoas, e cidadãos. 
Portanto para se tornar um PROFISSIONAL DA PEDAGOGIA, requer que você disponha boa parte de seu tempo para estudar, que entenda que você TEM que ler muito. Ser Pedagogo(a) não se trata de dom, se trata de anos de estudo e pesquisa, e a vida inteira colocando em prática tudo o que é visto em tantas matérias maravilhosas. 

Por fim, Pedagogia é: ESTUDO, AMOR, SER PROFESSOR!


Minha turma linda. Despedida do 3º Período!

Próximo post será sobre TRABALHOS ACADÊMICOS!

Um comentário:

  1. Grande Polyana!

    Igual você, eu também acredito que a educação é capaz de transformar o mundo. Mas antes, deve ajudar a transformar as pessoas.

    Ponto fundamental para essa ponte é a boa administração dos recursos, muitas vezes, usados de forma errada. Falta informação, fiscalização e, também, um pouco de conhecimento por parte de quem gere tais recursos. Talvez, talvez, se as pessoas se interessassem mais pela política de forma não partidária e menos emotiva, seria mais eficaz cobrar dos que governam o dinheiro público mais honestidade e boa aplicação. Mas existe um hiato. E tem se tornado ainda maior a cada temporada de eleições.

    Não sei se vc sabe, mas fiz o magistério - aonde fui apresentado a sociologia, a filosofia e sou muito grato, apesar de não querer fazer. Mas fiz e cumpri meu dever de aluno! heheheeh.

    Estagiei em salas de aula do antigo colégio estadual de Cachoeira. Depois, em dois momentos, já depois de formado: em Riachuelo (no Severiano, por um semestre do ano) e na UnP - aonde cursei publicidade (também por um semestre). Mas essa vida de cigano que levo, me levou para fora das salas de aula. Um dia, quem sabe, volte!

    Gosto de pedagogia, apesar de achar os termos (a tirar pelos títulos de trabalhos científicos, cheios de palavras difíceis, estrambólicas), um pouco enfadonho. Dê seu toque de poly a essa profissão. Ela precisa ser mais jovem e ter menos a cara daquelas diretoras dos anos 60 heheheeh.

    Mas é um profissão extremamente importante que não pode o deixar o profissional se limitar a sala de aula.

    Boa sorte! Vou acompanhar seu blog!

    ResponderExcluir